Em resposta a solicitação feita pelo Ministério dos Transporte e Comunicações, através da Direção Nacional de Transportes e Segurança aos operadores de transporte, a EMTPM.EP alocou no terminal interprovincial da “Junta” 9 autocarros nos dias 21 a 24 de Dezembro para responder a procura pelos serviços com destino nas províncias de Gaza e Inhambane.
Nesta operação a empresa transportou um total de 500 passageiros. Nas vésperas das festas do final e início do ano a pressão foi maior no corredor da KaTembe, o que obrigou a maior atenção dos supervisores de linhas e reforço da frota em 3 unidades, resultando no incremento do número de passageiros transportados em 20, 59% e da receita em 21,79% comparativamente a semana anterior.
Na carreira da Ponta de Ouro, o incremento dos passageiros transportados teve uma variação positiva acima de 150 %. No total foram consumidos no corredor 6.381litros de combustível, representando uma variação positiva de 70.46% para a carreira da Ponta de Ouro e 8,98% para as restantes carreiras do corredor com destinos a Ka Elisa, Salamanga e Ponte Cais.
Segundo Dr. Silvestre Constantino, Director das Operações, os custos com combustíveis estivem em níveis aceitáveis, tendo em conta o número de trajectos realizados.
A solenidade teve lugar na tarde da sexta-feira, dia 28 de Dezembro, no quadro da apresentação da informação sobre o desempenho da empresa no exercício económico 2018, uma prática que se tornou comum com a actual equipa de gestão da empresa.
No total foram homenageados 22 colaboradores entre eles, 17 funcionários no activo, distribuídos pelas diferentes áreas de actividades da empresa e 5 reformados. No seu discurso, Dr. Lourenço albino, PCA afirmou estar convicto de que o maior activo da empresa são seus recursos humanos e da necessidade de se manterem motivados e empenhados para contribuir no crescimento e desenvolvimento da organização. Nos seus depoimentos, os homenageados sentiram-se valorizados e reconhecidos.
Relativamente a situação da empresa, o presidente fez saber que apesar dos inúmeros desafios que o ano de 2018 impôs, nomeadamente flutuação do custo de combustível e da disponibilidade efectiva da frota; redução do subsídio ao défice de exploração; reforço da concorrência com aparecimento de operadores privados, entre outros, com a colaboração de todos, a empresa incrementou o volume de vendas em 13%.
Para o 2019, o gestor máximo disse haver necessidade de continuar com as medidas de reestruturação, reforço dos mecanismos de interação com o Governo para o saneamento da dívida, comunicação intersectorial e de controlo para evitar o descaminho dos recursos e incrementar o volume de vendas.
No final desejou a todos um 2019 repleto de êxitos.
Area Comercial, venda de artigos como camisetas, bones, tisherts etc.
Cultura, grupo coral e Makwaela e muito mais.
O Presidente do Conselho da Administração, iniciou as actividades em 2019 visitando todas unidades Operativas para desejar boas entradas e um bom ano aos colaboradores, para além de aferir o nível de prontidão das equipes. O gestor teve igualmente um “dedo” de conversa onde os colaboradores apresentaram suas aspirações e desafios para 2019.
EMTPM realiza no próximo dia 09 de Janeiro, na sede da empresa, o lançamento oficial do Plano de Actividades e Orçamento para o exercício económico 2019. O documento que apresenta as directizes para o presente ano foi aprovado pela Tutela no passado mês de Novembro.
Numa acção coordenada com o Departamento de Controlo Operacional, o sector de Acção Social, Higiene e Segurança no Trabalho realiza no âmbito da implementação do plano da quadra festiva teste de bafómetro para verificação dos níveis de consumo de álcool nos seus colaboradores. Esta acção vem sendo realizada já alguns anos durante a época festiva do Natal e do final do Ano. O objectivo é de manter a prestação de serviço de qualidade e com segurança contribuindo para a redução dos níveis de sinistralidade nas vias públicas. Francisco Correa, Coordenador da área, afirma que a equipe do controlo, não mede esforço, mantendo-se de prontidão nos momentos de rendição dos dois turnos, por considerar uma acção importante e que desencoraja a apresentação dos colaboradores ao local de trabalho sob o efeito de bebidas alcoólicas e outras drogas. Um total de 101 colaboradores escalados para trabalhar no feriado do dia da família foram submetidos ao teste, sem incidência de consumo de qualquer tipo de substâncias que concorressem para embaraçar o decurso das actividades. Julião Fumo, chefe do Departamento Operacional mostrou-se satisfeito com os resultados e disse que os colaboradores estão cientes do papel que têm diante da sociedade no que tange a prestação de um serviço de qualidade e seguro e por isso apresentam-se aptos a dar sua contribuição no cumprimento das metas e em particular do plano das operações para quadra festiva lançada recentemente.
